O Ensino Médio Integrado ao Técnico do Colégio Tableau, conta com a qualidade de um processo educativo sintonizado com as necessidades atuais (a formação de líderes e graduados) desenvolvendo a curiosidade, a reflexão, a crítica frente ao conhecimento e a interpretação da realidade.

 

 

Seu conteúdo se faz introduzir por curiosidades, questionamentos e aplicações, visando despertar o interesse dos alunos pelo tema proposto para estudo, adquirindo habilidades e atualizando constantemente o conhecimento, relacionando-o a situações do dia-a-dia preparando assim, o aluno para o ingresso nas principais universidades do país.

 

CURSO TÉCNICO  EM TÉCNICO  EM FARMÁCIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Autorizado a funcionar por Portaria do Dirigente Regional de Ensino da Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos de 28/12 publicada em 30/12/2015, último parecer técnico 09/10/2013; Eixo tecnológico: Ambiente e saúde, Carga horária: 4.200;

OBJETIVO

 

Desenvolver no aluno competências que lhe possibilitem exercer com eficiência processos de trabalho na subárea de Farmácia, centrado nas ações de cuidar. Estas ações serão fundamentadas no saber, no fazer e no sentir e estarão voltadas ao atendimento das necessidades de saúde do paciente/cliente/comunidade nas diferentes fases do ciclo vital e comprometidas com a proteção e promoção da vida.

 

 

ÁREA DE ATUAÇÃO

 

* Fármacos e Medicamentos

* Análises Clínicas

* Indústria Farmacêutica / Cosméticos / Alimentos

* Auditores em Saúde

* Fiscais Sanitários

* Peritos Criminais

* Hospitais

* Drogarias

* Farmácias de manipulação

* Unidades Básicas de Saúde

* Farmácia Hospitalar

* Distribuidoras de medicamentos

* Perfumarias

* Postos de saúde e medicamentos e UBS;

 

 

Dependendo do seu local de trabalho, poderá ter as seguintes atribuições:

  • Operações farmacotécnicas, identificando e classificando os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, sua composição e técnica de preparação;
  • Auxílio na manipulação das diversas formas farmacêuticas alopáticas, fitoterápicas e homeopáticas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico;
  • Execução das rotinas de compra, armazenamento e dispensa de produtos, além do controle e manutenção do estoque de produtos e matérias–primas farmacêuticas;
  • Atendimento das prescrições médicas dos medicamentos e identificação das diversas vias de administração;
  • Utilização de técnicas de atendimento ao cliente, orientando–o sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

 

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

 

O Técnico Farmacista é um profissional com formação em nível médio para atuar, sob a supervisão do Farmacêutico, em Farmácias Comerciais e Hospitalares, Distribuidoras e Laboratórios de Medicamentos, Indústrias Farmacêuticas e Cosméticas, Perfumarias e todos os ramos da área biológica que estejam ligados à produção, manutenção, pesquisa e desenvolvimento, enfim, tudo relacionado a fármacos.

 

 

ESTÁGIO

 

O estágio profissional supervisionado será realizado ao longo do curso, junto ao desenvolvimento dos componentes curriculares e não será deles dissociado.

 

O Estágio é o eixo polarizador das várias disciplinas que compõem a estrutura curricular do Curso de Habilitação Profissional de Técnico de Farmácia, na medida em que todas, através de um trabalho integrado, oferecem subsídios para o ajustamento profissional do futuro Técnico.

 

É o momento em que são realizadas as atividades complementares dos variados componentes curriculares que contribuem para a formação do Técnico. O Estágio oferece oportunidades para que ele vivencie os conhecimentos e as técnicas adquiridos durante o curso.

 

Em sentido amplo, o Estágio compreende, além das atividades em situações de assistência à saúde, as quais colocam o aluno em contato direto com o paciente, quaisquer outras atividades em situações diversificadas que possam contribuir para o enriquecimento da sua formação profissional.

 

A organização didática do Estágio abrangerá o planejamento, a execução e a avaliação.

 

 

DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA


Xerox e Original
•RG e CPF: do aluno e responsável legal;
•Comprovante de Endereço (com CEP e atualizado): do aluno e responsável legal;
•Certidão de Nascimento ou Casamento;
•Título de Eleitor: para maiores de 18 anos;
•Reservista: para maiores de 18 anos.
•Histórico Escolar do Ensino Médio concluído;
•Declaração de Escolaridade (caso esteja cursando o Ensino Médio).


Horário de Atendimento: Segunda à sexta-feira, das 7h00 às 21h00 e sábado, das 7h00 às 12h00.